ATENÇÃO



A T E N Ç Ã O

As informações deste blog não foram escritas por um médico e não substituem o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença falciforme. Não pratique a auto-medicação. CONSULTE SEMPRE O MÉDICO HEMATOLOGISTA!



quinta-feira, setembro 01, 2005

"A Nil (Nildene Mineiro - Jornalista) fez hoje em seu flog um apelo que eu acho que vale a pena passar pra frente e ajudar.
Essa matéria foi publicada no Jornal Meio Norte, semana passada... A foto acima é apenas ilustrativa, mas não muito longe da realidade dessa família “Dizer que Francisca das Chagas dos Santos e Rogério Feitosa, pais de quatro filhos na cidade de Timon (MA), vivem uma situação difícil parece pouco para descrever a história dessa família, que tenta sobreviver com apenas o salário mínimo. Se não bastasse a situação de miséria, de uma renda média de R$ 50 ao mês por pessoa, eles ainda enfrentam problemas como uma casa prestes a desabar e crianças precisando de constante tratamento médico devido à anemia falciforme, glaucoma e miopia acentuada. Enquanto concede entrevista, Francisca das Chagas chora de desespero, para ter forças e continuar tendo fé de que sua vida vai melhorar. Entre os quatro filhos, Maria Elisabeth, de 8 anos; Lucas dos Santos, de 7 anos; Mateus Yúri, de 3; e Jorge Luís, de um ano e meio. Lucas e Jorge Luís têm anemia falciforme e Maria Elisabeth tem glaucoma e miopia. A menina está ameaçada pela cegueira e para enxergar usa um óculos com lentes de 9 graus e meio e precisa de tratamento contra glaucoma. As crianças com anemia falciforme são dependentes de ácido fólico, medicamento que deveria ser distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que o Ministério da Saúde tem um programa específico para o combate à doença. Sem estarem inscritos em nenhum programa assistencial, Francisca não tem como comprar o ácido e muitas vezes assiste impotente as crises de Lucas e Jorge. "É nessa hora que o desespero e o medo de perdê-los tomam conta de mim, eles ficam muito pálidos e sem forças ", declara Francisca. Ela conta que quando as crianças estão em crise ficam acamados por causa da fraqueza. Para piorar a situação, na casa de Francisca todos dormem amontoados numa única cama. A casa tem apenas três cômodos, é de taipa e as paredes estão para cair, escoradas por vigas de madeira expostas ao sol e à chuva, do lado de fora da casa. "Nesses últimos dias uma das paredes caiu por cima da cama que Elisabeth dormia. Ela escapou, mas a caminha dela se foi", conta Francisca. Na moradia também não há banheiro e muito menos fossa séptica. A sobrevivência de toda família, está por conta do salário de Rogério Feitosa, que trabalha na companhia de limpeza pública de Timon. "Tem meses que eu entrego tudo que recebo para a quitanda, onde compro as comidas fiado. Tento pelo menos dar o que comer para as crianças", diz Rogério. A casa da família tem quatro peças de mobília, mas não tem fogão ou geladeira. Francisca cozinha em um fogão à brasa. Mesmo assim, eles foram vítimas de um assalto. O ladrão levou as poucas fraldas do Jorge Luís, a bicicleta que Rogério utilizava para ir ao trabalho, uma pequena televisão que eles estavam pagando há dois anos, as compras do mês e R$ 17,00 que foi arrecadado através do bingo de uma caixa de bombom, iniciativa da professora de Elizabeth, para a compra dos óculos da menina. Ao falar sobre o roubo, Francisca se emociona. Ela conta que tem habilidades, borda e faz crochê muito bem, mas não tem condições de comprar material. "Eu sei fazer e tenho muita força de vontade, mas não tenho condições de comprar nem um tubo de linha", lamenta. A família mora na rua 4, n 133, Vila Bandeirante II, Timon-MA, próximo ao Hospital Regional Alarico Pacheco. O telefone de contato para ajuda é da mãe de Francisca das Chagas, Jaci, que atende no número 3326-7749.”

*** Logo abaixo, estou publicando uma lista de material de construção, pq acredito q uma tragédia pode acontecer a qualquer momento, caso essa família permaneça na casa de pau a pique onde estão. O teto e uma das paredes são escorados do lado de fora por uma viga de madeira exposta ao sol e chuva e pode ceder a qualquer momento. A idéia é reconstruir a casa e construir um banheiro, pq sem higiene não adianta muito tratar problemas de saúde das crianças, como vermes...enfim, aí está:
1 carrada e meia de pedra
4 mil tijolos
17 sacos de cimento
1 carrada e meia de massará
44 caibros de 3 ½
8 dúzias de ripas
2 portas
2 janelas
Isso, fora o banheiro. Por favor, quem puder ajudar, entre em contato comigo. Em breve espero estar publicando fotos da família aki... Espalhem esse apelo entre os amigos, se puderem...Obrigada!
Para falar com a Nil:
MSN: nildenemineiro@hotmail.com
TEl.: 8803-0550"

Gente, olha eu não sei qual é a atual situação dessa família, mesmo porque, além da distância (já que eu estou em São Paulo) só li o texto hoje e ele foi publicado no blog Bem aqui assim no dia 27/06/05.
Não pedi autorização da autora do texto para publicá-lo aqui, mas como a intenção é duvulgar e ajudar as pessoas que tem AF, estou tomando a liberdade de publicar assim mesmo, citando a fonte é claro.
Quem quiser e puder ajudar, por favor, entre em contato com ela.
Obrigado.

7 comentários:

Fred disse...

Vamos ver o que podemos fazer Andrea.

Muito triste esta situação.

Abraços Fred

Anônimo disse...

Nina essa deve ser apenas uma entre muitas...essa situação é muito triste...vamos tentar fazer alguma coisa...o país precisa mudar, e isso só começa quando a mudança começa por nós. Bom domingo!!!

Anônimo disse...

Bom eu tenho 19 anos e descobri que tinha anemia falciforme aos 16 foi quando passei a fazer tratamento através de injeções,isso por 2 anos,mas aos 18 pareide tomar as injeções pois havia engravidado e as injeções já não mais podiam serem tomadas...então passei a tomar algumas medicamentos via oral...minha gravidez graças a Deus ocorreu bem minha filha Larissa hoje com 5 meses não adquiriu a doença pela benção de Deuse quando ela nasceu parei de tomar qualquer tipo de medicamento pois nos exames a quantidade de ferro em meu sangue estavam normais mas 1 mes depois quando fiz exame de sangue a minha anemia havia piorado e a deficiência havia dobrado marquei hematologista mas acabei não indo,marcava de novo mas não tinha coragem de ir tava com medo do que podia acontecer até hoje não fui mas marquei de novo para o dia 27 desse mês e estou decidida a ir e fazer o possivel para melhorar já que meus cansaços e minha falta de animo voltaram ando sem vondade de fazer nada mas o pior é que minha mãe vive me criticando acha que faço graça e que anemia falciforme não é tudo isso vive me xingando de emprestavél,preguiçosa,que eu não faço nada que começo a fazer alguma coisa e não termino porque ´fico cansada por qualquer coisa e é isso vo tentando superar as barreiras e vencer porque um dia sei que vou vencer na sexta estava tão desesperada e triste com avida que tentei me matar tomei variás cartelas de remedio mas mais uma vez Deus estava olhando por mim passei mal a noite inteira com dores fores no estômago e vomitando,com diarreia mas no dia seguinte já estava melhor e o pior não aconteceu e que ultimamente ando muito sozinha minhas amigas se afastaram e a única pessoa que sempre me apoiou e stev do meu é o meu marido o pai da minha filha que hoje esta preso porque foi confundido eestamos tentando provar a inocência dele está tudo muito dificíl mas graças a Deus ,o Senhor me deu um presente maravilhoso e única pelo qual eu ainda luto viver minha filha que sei que não pediu para vir ao mundo e que eu amo demais quando olha pra ela vejo como a vida é boa e como VALE A PENA VIVER.....filha EU TE AMO DEMAIS........

Anônimo disse...

This is very interesting site...
Free internet browser washers 92 jeep Kitchen product catalog Answering machine away recordings

Anônimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Belly dance classes in temucal Rowa dvd player troubleshooting Coach blue signature small hobo purse shoulder bag history of allegra medicine Palmpilot pda price search Jeneva coffe makers http://www.divorce-help-9.info

Anônimo disse...

Excellent, love it! » »

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »