ATENÇÃO



A T E N Ç Ã O

As informações deste blog não foram escritas por um médico e não substituem o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença falciforme. Não pratique a auto-medicação. CONSULTE SEMPRE O MÉDICO HEMATOLOGISTA!



terça-feira, setembro 06, 2005

O depoimento da Fernanda

Quando eu comecei o blog sobre a Anemia Falciforme, o intuito principal era trocar experiências, falar sobre o que os portadores sentem, quais as dificuldades que enfrentamos, quais as nossas expectativas perante a vida, enfim, falar sobre as pessoas.
Muito se encontra pela internet sobre AF, dados médicos, estatísticas, enfim... Mas pouco se falam sobre pessoas, e era sobre isso que eu queria falar.
Eu pedi aos amigos virtuais, portadores de AF que eu encontrei na comundade do Orkut, que me enviassem seus depoimentos, falassem sobre a sua "doença", mas esbarrei num pequeno problema.
Muitos de nós não gostamos de falar sobre isso. Muitos nunca pensaram em colocar no papel o que sentem.
A Fer, querida, foi a primeira.
Obrigada Fer, fiquei muito emocionada com o seu depoimento, e posso te dizer que muito do que você disse eu também sinto. Um beijo...
" Há pouco tempo atrás, menos de dois anos acho, muita coisa resolvi mudar, principalmente o modo de lidar com as coisas apesar da dificuldade. Quando se cresce com uma doença pré-existente (como é o caso da anemia falciforme) que te impede e te deixa a passos lentos, você acaba criando um submundo só seu. Por outro lado acaba passando a todos que convivem com você a força que se cria a mais para agüentar tal doença. Em uma crise já me senti um lixo, descabelada, revoltada, triste, vazia. Tudo! Totalmente humilhada e por muitas dessas vezes perdi a força... Não é fácil agüentar ter diversas infecções, tomar penicilina só por “precaução”, ter dores tão intensas (que te faz por instantes perder a vontade de viver te deixa literalmente perdido e absorto), mas as pessoas que estão a minha volta sofrem tanto quanto, e eu agüento por mim, mas não posso agüentar por elas então é mais fácil muitas vezes tentar afastá-las, e se revoltar até com a sociedade que de tão hipócrita e preconceituosa me faz me sentir pior, talvez por não entenderem... Talvez ... Mas viver assim também não é viver, e ter uma doença dessas só te faz crescer... é isso que eu aprendo e que ensino aos outros.

Quando se é criança é tão mais fácil, você tem as crises, toma vários remédios, vive cheio de casacos, mas passa esquece fácil até a próxima crise, mas crescemos...
Para família é um pouco ou “um muito” pior, ver sofrer e não poder fazer nada. Meus pais são fortes, ficavam explicando a tudo e a todos sobre anemia falciforme e até aos médicos (graças que as coisas hoje melhoraram muito), eles brigam, eles lutam e sempre foram muito bons para lidar com isso tudo e principalmente ótimos para mim.

Mas quando já estava com uma certa idade a situação piorou, você já não aceita não poder jogar um vôlei com a galera na praia, porque o sol além de torrar os miolos e te deixar com dor de cabeça a canseira é fácil, fácil logo depois de 5 minutos, não aceita morar no litoral e não poder pegar uma onda, não poder pegar um trampo daqueles de temporada que você vai dar um gás danado! Ou uma noite de baladas daquela que acaba com qualquer um que já tenha muito oxigênio, ou até pular numa cachoeira gelada, mesmo no verão... Bom, mas apesar de não aceitar tudo isso eu tentei... sempre tentei tudo que não posso! Mesmo com pais a contragosto... mesmo com crises depois!!! que me revoltavam e me deixavam semanas fora da escola, perdendo, perdendo... e ganhando apenas uma overdose maciça de antibióticos, antiflamatórios, analgésicos (que claro sempre é melhor companheiro numa hora dessas).... sempre altamente revoltada... quer queira quer não atrapalha você a se relacionar com as pessoas e até deixar alguém se aproximar, mas aprendi a lidar ter uma malícia, aceitar o carinho e o apoio de muitos... olhar estranho de outros... o preconceito... (esse é foda!!!), aprendi acima de tudo a ver como a felicidade está nessas pequenas coisas que eu faço mesmo que seja a conta gotas.

Teve num certo momento que a depressão veio... e acabou com uma boa parte de mim, além de acabar com meu namoro, meu trabalho, meus amigos.... junto com crise então não se explica... mas! É assim... essa é a vida! Além da anemia falciforme, temos todos outros problemas como qualquer um, e pensando bem temos menos problemas que muitos também.

Tenho 22 anos, um irmão com 19 que não tem a doença e muito menos o traço e melhor ainda não trabalha, não estuda e não quer nada da vida e ainda reclama pakas!!! (que ironia), e tive um pediatra até dois anos atrás! Uma pessoa que eu amo, que como meus pais me fez viver com melhor qualidade possível nesse mundo!!!
Atualmente tenho uma excelente Hemato, e algumas complicações, hospitais são difíceis e os convênios nem se fala (já que estou para perder o meu e para fazer outro... ai ai ai q dor de cabeça), mas aqui na baixada santista é um bom lugar para se tratar dessa doença, não tenho muitas reclamações.


Tava na hora de CRESCER, ACEITAR de parar de fingir e tirar medo de que não posso falar pra ninguém da minha situação por medo ou preconceito ou rejeição, tirar medo de um futuro que eu possa ter medo de construir, tirar medo de ter medo...

Sim as adaptações são diversas em cada caso... as coisas viravam até desculpa para não se fazer algo, mas percebi que não é assim, e depois de um mundo girando totalmente, mudei muito.... a timidez, o medo de correr atrás do que se gosta, do que se tem vontade...

Hoje estou aprendendo muito ainda mais com tratamento psiquiátrico (outra fonte de preconceito), tratamento com Hydrea (e as diversas reações da qual eu não estava acostumada), e a esperança.... Mas falo abertamente com todos, encaro relacionamentos, amizades, trabalho (ui!), por mais que eu tome diversos não, que caia, ou que não de certo.... mas isso acontece com todos, até com quem não tem anemia falciforme! Como tem gente que não pode com perfume forte que logo fica ruim eu não posso com um esforço maior e assim acabei vendo simplicidade, sem claro deixar de andar com um analgésico bem forte na mochila, básico que faz encarar dia sem precisar parar tudo já que mundo adulto ta ai (e como ele é chato). Mas acabamos pegando as manhas...

Ainda to aprendendo a lidar com fato de querer ou não ter filhos, ou de fazer trabalhar com que eu gosto sem pegar pesado, e aprendendo até mesmo a levar um casaco junto de vez em quando.

Minhas hemoglobinas (toscas!) tem apelidos carinhoso dos amigos, e eu cresci muiiiiiito com essa doença, que eu digo que não foi ruim tê-la já que ela ensinou muito... a mim, a minha família, até as pessoas mais próximas... já que vemos tanta gente ai esbanjando saúde e burrice, deixando de viver! Imagino se eu não tivesse, será q eu viveria tão intensamente? Aprendi principalmente respeitar a nos mesmo e a nosso corpo, numa vida de louco q se tem hoje, e principalmente a ver a felicidade e trilhar mesmo com dor, e como é verdadeira a frase que nos diz q as melhores coisas da vida são as mais simples!!!
Beijos a todos que tem ou não “meia luas”!!!
"

64 comentários:

Fred disse...

Lindo depoimento.
Acho que preconceitos se vencem se expondo, conhecendo a pequenez e a grandeza do homem.
Pois aí se pode chegar ao valor que cada um de nós realmente tem.
Parabéns a você e sua amiga.
Beijos
Carlos

Anônimo disse...

Linda foi ótimo pra mim conhecer vc e seu irmão. Foi algo muito importante pois ate entao eu mal conhecia pessoas com nossos problemas... aforo vcs, so queria que soubessem... beijos

Anônimo disse...

Fê, muito importante seu depoimento.
Parabéns pela coragem e sinto muito por não poder compartilhar mais de perto seus problemas e suas conquistas, mas saiba que mesmo de longe torço por ti sempre, emanando muita energia positiva e peço pra Deus te fortalecer sempre.
Conte comigo amiga, desculpe a ausência, mas estás no meu coração!
Bjão
Tati

Andrea disse...

Carlos,
No nosso caso, vencer o preconceito é uma fase rápida e indolor, apesar de dura, você consegue me entender? Mas a gente praticamente se acostuma com a dor, aprende a conviver com ela, essa constante em nossa vida. Cada dia é uma vitória, cada manhã é uma esperança. O preconceito na verdade é o menor dos nossos problemas.

Fer querida, conhecê-la também foi um grande presente, saiba que a recíproca é verdadeira. Um beijo, obrigada pelo depoimento!

Tatiana, obrigada pela visita. Amigos são bençãos de Deus!
Um beijo

Anônimo disse...

Que bonita forma de apoiar quem tem e quem conhece alguém que tenha AF!
Conheço a Fernanda pessoalm/. Foi minha aluna de yoga. Sei o quanto é guerreira! abraços e prossigam! O mundo precisa de gente capaz de vencer seus próprios limites!

Andrea disse...

Anita,
Olá, obrigado pelo seu comentário, é isso mesmo, nós estamos sempre procurando vencer nossos limites. Acho que somos assim, meio teimosos.... hahahaha
Um beijo

Anônimo disse...

A importância do seu depoimento... vale pra todos .. .... tanto aqueles que tem ANEMIA FALCIFORME e aqueles que vivem ao seu lado.... quando a conheci, pouco sabia sobre (A.F) e ainda tenho muito a conhecer.. obrigado por revelar seus sentimentos e aprendizado, continue crescendo cada vez mais..... não deixe de falar aquilo que pensa (mesmo nas dificuldades) e com isso eu também estarei crescendo........ Nanda beijos gosto muito de você. Isso mesmo não tenha medo de correr atrás do que gosta..do que se tem vontade...... principalmente das coisa simples, essas coisas sim nos trás felicidade.... quero agradecer também a pessoa que criou este Blog, e gostaria de ler novos depoimentos e comentários tanto de pessoas com ANEMIA FALCIFORM, E AS QUE VIVEM AO LADO DELAS..... (HOJE SOU UMA PESSOA MUIT FELIZ, E DEVO ISSO A VOCÊ FERNANDA) BEIJOS E UM ABRAÇO DA QUELES BEM FORTE.

Anônimo disse...

Fe, minha linda, nos conhecemos a pouco tempo pela net, mas quero que saiba que desde o momento que eu soube da sua doença eu só senti a admiração e o carinho que sinto por você aumentar. E agora, lendo o seu depoimento, vejo o quanto você é forte e especial. Espero e oro que um dia você esteja curada dessa doença, e espero que a nossa amizade seja duradoura.
Um grande abraço e seja feliz minha amiga.

Anônimo disse...

FE, ACHEI UM MAXIMO, JÁ DA PRA ESCREVER UM LIVRO . HEIMMM MOÇINHAAA. EHEHEHE.....
SABE QUE TE ADORO DE VERDADE...
UM BEIJO MUITO FORTE NO SEU CORAÇÃO...

MIARAUJO.

Anônimo disse...

Preparar-se para a luta é importante, mas ser uma vitoriosa todos os dias é viver em glorías.
Parabéns, por ser todos os dias a amiga vencedora que é, com o exemplo de luta e amizade para todos.
Miyamoto Musashi

Anônimo disse...

MENINA DOCE, LINDA ,AMIGA, INTELIGENTE, LEAL, SIMLISMENTE FERNANDA
TE ADORO!!!
NINA

Anônimo disse...

Fe o seu depoimento jah esta sendo uma vitoria e um exemplo para que outros que tem e naum essa doença, possam compreender que nao eh facil pra vcs enfrentarem toda essa barra e que talvez derrube alguns tabus.Essa menina que eh tao meiga e batalhadora, de um jeito ou outro correndo atras daquilo que realmente acredita!!!
Parabens pelo seu depoimento que eh real e que vc soube se expor de uma maneira tao simploria...
Bjos

Anônimo disse...

vou aproveitar uma mensagem pra Fer, que eu já tive a felicidade de conhecer :

Fer,

quando a gente meio que se "conheceu", trocando aqueles shows do pearl jam, juro que, nos nossos papos seguintes, senti que muitas vezes você fugia de alguns assuntos, mas mesmo assim, sabia me colocar no meu lugar, e recuar.
Acabei de ler seu depoimento, e só me resta segurar um pouco a lágrima aqui e pensar "como eu, e muitos , as vezes, somos um bando de ignorantes, que reclamam de coisas tão idiotas da vida". Critico um monte de gente quando reclamam de besteiras, mas eu as vezes faço a mesma coisa. Um pouco hipócrita da minha parte.

Só quero te dizer uma coisa :
CONTINUE sabendo que, como já te disse antes, quando precisar de alguma coisa, é só gritar, Fer.

Beijão.

Andrea disse...

Nossa Fer, olha isso, que delícia, quantos comentários!!!! É isso, os amigos são a melhor parte da nossa vida!
Beijo querida

Aos visitantes, todos, muito obrigado pela visita, pelos comentários carinhosos pra Fer, pela atenção. Voltem sempre!

Anônimo disse...

Fê-chan........... nossa..... lendo esse teu depoimento a gente vê o qto vc é forte....... e eu te admiro muuuuuito. Pq vc tem uma alma maravilhosa, q apesar de toda dificuldade continua sorrindo.... pra todos.... fazendo do mundo de muitas pessoas um lugar melhor. Só tenho q te agradecer por ser minha amiga e por ser quem vc é.... especial e iluminada.... tenho certeza q Deus guarda algo de muito bom pra vc.... pq vc merece.... lembre-se sempre q no final dá tudo certo.....

Mil bjs amiga!!!

Anônimo disse...

pow.......... Fê....tu me enganou..... disse q meu nome ia aparecer...¬¬'
agora fikei anonimaaaaaaaaa!!!!!
esse depoimento ai em cima é meu!!!

Anônimo disse...

Fernanda,
tu é linda, guria!
E escreve bem demais.

Andréia, saudadona de tí, mulher!

Anônimo disse...

Corajosa ela hein?! Muito bom o depoimento é preciso compartilhar com outras pessoas também...

Anônimo disse...

oi fernanda, que menina corajosa você só de ler seu depoimento fiquei emocionada, me sinto igual a você tb tenho anemia falciforme e só Deus sabe o que já sofri, bom é isso fico feliz por vc fernanda de estar encarando a doença, afinal temos ela né! e temos que aprender cada vez mais a conviver com ela , bom é isso beijos á todos.

Anônimo disse...

Olá Fernanda!
V. é mesmo uma guerreira e esta sua postura corajosa, consciente e muito humana te ajuda e será fundamental nesta sua caminhada bem complicada, mas de um aprendizado imenso e que poderá servir de exemplo precioso para muitas outras pessoas que se encontram na mesma situação.
Fique sempre confiante e agradecida por tudo, pois nada é por acaso e V. bem sabe.
Sairá fortalecida e mais consciente desta grande experiência de vida...

Te envio carinho, simpatia e amizade.

Beijos em seu coração!

Anônimo disse...

Fernanda, sou tia de dois lindos sobrinhos que tem essa doença, e só descobrimos que a nossa família tem esse traço porque minha irmã e o meu cunhado são portadores do traço, desta forma meus sobrinho tem a doença. Já passamos por várias situações difíceis, mas conseguimos dar a volta por cima. Atualmente eles se tratam no Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS,onde moramos. Neste hospital tem um setor específico para esta doença e já faz muito tempo que eles não tem crise. Suas idades são 12 e 13 anos e mensalmente tomam uma injeção de Besetacil. Tenho o traço da doença e alguns exames vem dando alterados,gostaria de me comunicar com você via e-mail para saber mais sobre as consequências de quem tem o traço. Beijos. Parabéns pela coragem e isso não é vergonha para ninguém(ter uma doença), vergonha tem sido o que assistimos na TV sobre os nossos políticos.
claudiadri@ibest.com.br

Odessa Valadares disse...

Oi, não tenho anemia falciforme, mas é que não conigo comentar em Menina Nina. obrigada pelo apoio!

Anônimo disse...

Estou precisando da ajuda de vcs.
escobri hoje que que minha netinha de 10 meses tem anemia falciforme e não sei como interagir nem como cuidar estou me sentindo perdida e acho que vcs poderiam me ajudar ..
meu email:-) sanregsan@terra.com.br
obrigada

Anônimo disse...

decobri a pouku q meu sobrinhu d 3 meses tem essa doença...tbm naum sei nada sobri issu e gostaria d entra em contato com pessoas portadoras pra q possaum me da uma luz!!!!! meu msn superneia@hotmail.com.
por favor entrem em contato pode tbm me mandar e-mails.

sds,
neia

Anônimo disse...

Fernanda, n a conheço, mas sei exatamente o q sentes...N é fácil... Infelizmente além das limitações, das dores nos deparemos com a ignorância e o preconceito de alguns seres desumanos, e talvez seja essa a maior dor.Cheguei a terminar um namoro,pq.,apesar da convicção de nosso sentimentos não nos entendíamos mais, o pra mim era vital, para ele era frescura.Já passei por muitas coisas em minha vida,o que me foram úteis me ensinaram e me ensinam a viver.Desejo-lhe o melhor e gostaria de me disponibilizar para ajudar a todos os que tenham anemia falciforme.E pedir q n desanimem,jamais, somos vencedores e ainda temos muito o q conquistar.Estou no orkut como karolbang.

Anônimo disse...

fer,eu sou mae de um AF,meu filho tem apenas 09 meses,como e dificil,apesar de que ele teve somente umas crises nas maos e pes,como doi ,e começou a tomar a vacina bezetacil xorei junto com ele.eu li o seu depoimento e xorei tabem doi saber q meu filho n vai poder jogar bola,nataçao.pegar uma praia,,,enfim....

Lu disse...

Oi Fernanda, lindo depoimento. Tenho um filho com AF e apesar de gostar mt do teu depoimento, acabei dando uma boas risadas pq meu filho é bem parecido, revoltas, crises, depressão, afzer o que não pode, etc....coisas da juventude, da adolescência, do crescer. Enfim isso faz parte da minha vida há 23 anos. Amanhão, dia 22 de agosto vou ecrever no meu blog sobre a nossa história. Um grande beijo guria. Luisa

Anônimo disse...

"Ufa... q depoimento!!!
Encontrei esse blog por acaso...
tenho af e conheço alguns de vc´s
do orkut... da comunidade da
Mara... olha... tô impressionado...
foi uma injeção de ânimo pra mim...

Parabéns!

Anônimo disse...

oi, sou tia de um portador de anemia falciforme, um anjo em forma de gente, que veio, e me deu o prazer de estar ao seu lado em todos os momentos e paRTIcipar tanto dos momentos de crise, e alegres e felizes, cresci, com ele, quando ele nasceu tinha 5 anos, hoje aos 36 anos eu , e ele 30 aninhos incompletos, mas têm rosto de 18 anos, o céu é a nova casa dele, e com certeza onde ele está , muito iluminado, e com JESUS E NOSSA SENHORA, há de mandar muita luz para todos os amigops indiretos, mas por se tratar da doença que o aflingia. Meu nome é CHRISTIANE, se alguém quiser entrar no blog do FABIANO NEPOMUCENO CARVALHO, O NOME É OLHAR URBANO. BEIJOS, E muita luz e saúde para todos que lerem esta minha mensagem. Amém!

Anônimo disse...

Olá...me chamo Katharinne Cristina, e vim deixar um depô pra vc,pois me indentifiquei muito com o seu...mais ao contrario de vc,ñ tenho tanta coragem de espor meu problema...PARABÈNS...vc assim como eu é uma super GUERREIRA...por aguentar essas dores infernais...gostaria muito de ter contato com vc...tenho apenas 18 anos,mais já sofri bastante com esse probleminha...mais graças a Deus,tenho pais e amigos que me ajudam e que nunca saem do meu lado.
Um beijo pra vc...

Anônimo disse...

JÁ ESTÃO FABRICANDO UM REMÉDIO QUE CURA A ANEMIA FALSIFORME


isaque.atrio@terra.com.br

Anônimo disse...

Estou procurando todos os bate papos possíveis na internet sobre anemia falciforme pois existem novos fatos, interessantes demais e as pessoas tem que passar esta informação para tudo quanto é lado, compartilhar com a maior quantidade de pessoas possíveis e compartilhar esta informação com qualquer medico hematologista que cruzar pelo nosso caminho.

A informação segue assim:

Queria compartilhar com vocês a seguinte informação quanto ao medicamento chamado VK500 criado pelo dr Jérôme Fagla Medegan Koffi. Ele participará do IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HEMOGLOBINAS no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 6 de Setembro deste ano (2007):

Na África, na Republica de Benin, existe um doutor chamado Jerome Fagla Medegan que têm criado um remédio chamado VK500 (VK são as inicias da esposa dele, não é penicilina e não é hydreia) e serve para a prevenção da anemia falciforme.

Existe por outro lado uma pessoa chamada Luis Fernando, angolense e que mora na Angola mesmo, que foi o diretor do Jornal Angolense durante 12 anos.
Logo depois deixou esse trabalho para criar a Associação de Apoio aos Doentes de Anemia Falciforme (a ADAF) e ele é o presidente da associação.

Luis Fernando têm a sua filha casula de 7 anos com anemia falciforme (SS). Há cindo anos que ela não têm crise e que mantém tratamento com este medicamento, assim como muitos dos angolanos com anemia que também utilizam o VK 500 na clinica Kuntwala que fica na Angola ou como muitos dos beninenses que são atendidos pelo Dr Medegan, no Benin mesmo.

Na Angola, os fatos demonstram que o medicamento é eficaz e segundo os comentários do próprio inventor, o Dr. Medegan, o medicamento não têm efeitos colaterais e não é um medicamento para a dor e sim para a prevenção.

Recentemente a internet está cheia com estas informações (muitas em inglês, português, francês, italiano).

Os laboratórios ocidentais que estudaram as propriedades do medicamento, estiveram de acordo quanto à eficácia da nova droga (aceite como a mais avançada arma no tratamento e prevenção das investidas da doença) tanto assim que recentemente o Instituto Francês de Propriedade Industrial (INPI) outorgou a patente do medicamento ao Dr. Medegan.
Por tal motivo, a República de Benin (o doutor é beninense) o condecorou com o mais alto grau do seu pais.

Algumas associações de anemia falciforme no Brasil estão cientes desses fatos que ocorrem no mundo neste momento e estão em contato com médicos, lhes informando sobre este assunto, porém alguns médicos aparentemente ainda não têm ouvido nada quanto a este medicamento que tanto êxito tem na Angola !!! (basta entrar em contato com o Dr Medegan no Benin e/ou o presidente da ADAF: o Luis Fernando, na Angola).

O presidente da ADAF se prontificou a atender os e-mails que chegassem a sua caixa eletrônica e com a autorização dele eu lhes compartilho o seu endereço: luis.fernando01@hotmail.com

ADAF:
Luanda, Angola. Avenida Comandante Gika numero 211, 1ro andar próximo à Rádio Nacional de Angola.
Telefone: 924 36 02 05.
O novo medicamento contra a Drepanocytose está disponível ali na Associação e se quiser saber mais, uma visita poderá bastar.

Conto com a sua ajuda para vcs analisarem esta informação e distribuir este e-mail dentro de seus âmbitos de trabalho e pesquisas e os convido a participar do evento que ocorrerá no Rio de Janeiro com a participação do Dr Medegan.

Para certificar que esta informação que lhes estou encaminhando é verdadeira, basta procurar na internet, wikipedia, etc, termos como VK500, Jérôme Fagla Medegan, ADAF, etc.

Anônimo disse...

Este anônimo aí de cima parece ser o próprio Luis Fernando . Até as frases que ele fala e do modo que fala estão no post

Anônimo disse...

Meu Filho tambem tem Anemia Falciforme e vou tentar comprar este remedio VK500 e experimentar pois ele sofre muito com dores e fica mais tempo em hospitais do que em casa, Alias Fernanda somos de São Bernardo do Campo - SP, mas atualmente estou morando em Minas Gerais.
meu Filho sempre ficou no Hospital da Intermedica no centro no mesmo complexo do Hospital São Bernando, um super hospital, se quiser mais irformações meu filho tambem tem um blog http://paginas.terra.com.br/saude/brenosilva5
ou e-mail: fale@onnetwork.com.br

um grande abraço pra ti.
e que Deus lhe abençoe..

Banda Base 7 disse...

nossa nanda...é embaçado isso,,eu sou o roberto tenhu 26 anos,,tenho af..e sabe q pra aprender a viver foi muito dificil,,naum vou falar da minha infancia,,pq toda dor q eu sentia minha mãe sentia em dobro,,quero falar do agora,,,apesar de eu ter superado todas as dificuldades da anemia falciform...a que eu mais sofri foi a dor do preconceito,,a dor de perder um emprego por faltar semanas ,,por causa de internação,,sabe vc querer viver como uma pessoa normal não é facil,,muito menos querer competir,,mas aprendi,,a viver no meu mundo,,e assim noi mundo mediocre das pessoas normais,,,naum nego esforço pra nada hj em dia,,,até trampo de pedreiro , pintor eu ja fiz,,e olha q é bem puxado,,mas minha saude só me deixou agir durante um ano,,depois comecei a ter crises atrás de crise,,ai parei,,e o pior de tudo,,e ir em uma intrevista e ver o intrevistador(o) te olhar com desprejo,,sabe sou uma pessoa muito magra devido a anemia falciforme,,acho q eles pensam q eu tenhu aids,,e se eu tivesse,,naum seria menas pessoa q ninguem tbm,,mas enfim,,hj em dia eu trabalho com musica,,,na verdade não é um trabalho é um refugio,,pq mal ganho pra comer,,e se naum fosse meus pais,,eu naum sei o que seria de mim..pq trampo qndo eu consigo,,naum dura mais de 6 meses,,,mas é isso, ai hj eu me encontro feliz,,apezar das dificuldades,,sei q a mediocridade das pessoas do nosso planet terra,,,naum significam nada perante a força de deus e a fé que eu tenhu nele,,pq eu faço da minha uma lição para outras,,gosto muito de ajudar os outros e espero sempre poder ajudar,,e nunca deixar um irmão meu cair no fundo do posso,,por maior q seja o problema dele,,,bom por enquanto é isso,,abraço,,e muita saude pra nós,,,,beto....betobase7@hotmail.com...minha

Luanna Priscilla Maia disse...

Nossa!Tava fazendo uma pesquisa, sobre a AF, e encontrei seu blog...Tenho um irmão de 5 anos que tem AF, e eu gostaria de ficar mais por dentro desse assunto...tenho uma enorme preocupação com ele, e o amo muito...gostaria de uma ajuda...como lidar com isso, pois a cada vez que ele tem suas crises me bate um desespero tão grande, gostaria muito que vc me ajudasse a entender melhor essa "doença"...Meu nome é Luanna, tenho 18 anos...se puder me responder, agradeço desde já!!!!!!!!!!!

José Ramos disse...

TRANSMISSÃO

Da minha alma para a tua alma
Da mão quente para a mão quente
Há uma infinita transmissão de calma
Sentido de vazio e uma paz inocente

Zen

Zé Ernesto – Gaia – PORTUGAL
POETÁRIO

Anônimo disse...

Parabéns Fernanda,
Adorei seu depoimento e fico muito feliz por seu sucesso em vencer as dificuldades e preconceitos. Sou professora e tenho uma aluna com AF que falta muitos as aulas e esconde o seu problema, sem permitir que dessa forma nós possamos ajuda-lá. Queria entender um pouquinho como é a vida social de uma pessoa que tem essa doença, pois as vezes sinto que essa minha aluna tem pouca expectativa de como vai ser sua vida no amanhã. Seu depoimento me ajudou muito.Obrigada.
Tati.

Anônimo disse...

Fernanda, li seu depoimento e seu como se sente. Meu filho tb é portador. Acabei de chegar em casa com ele que está muito deprimido. Tem 17 anos.
O pior de tudo é ouvir de seu hematologista que se quisermos que ele nos visite no hospital é só pagar....
Mas nao tem importancia, eu vou à luta.
bjs

Mi

Gostaria de saber tb se alguem já usou o VK 500 e se alguem o conseguiu aqui no Brasil.

rodrigo disse...

anemia falsiforme é simplesmente uma crus com que nascemos para carrega suportala fas parte jesus carrego sem reclama poque eu deveria eu vivo a vida um dia de cada ves de bem com ela cansei de reclamar e resolvi viver como qualquer pessoa normal pq eu so normal vejo muitas pessoas ai jei de saúde e vive reclamando

Anônimo disse...

Menina Nina me chamo Graça moro na suìça e o seu foi o primeiro depoimento que li quando comecei a devorar informaçoes sobre esta doença. Quando descobrimos aos 8 meses de idade que o meu netinho que hoje tem 2 anos sofria desta doença e hoje no meio de uma crise pulmonar violenta na UTI no desespero internauta descobri num site de uma fundaçao chamada ADAF de angola uma reportagem sobre a decoberta por um cientista africano de um remedio para anemia falciforme chamado VK 500. Ainda n sei informaçoes concretas a respeito mais estou procurando desesperadamente o site ê www.anemiafalciforme-angola.com
espero que esta informaçao te de forças como eu a lutar para conseguir informaçoes concretas e adquirir este remedio para amenizar as nossas vidas como seres humanos.
Boa Sorte.
Graça - Suiça

Adri disse...

Oi Fe, muito bonito teu depoimento, tenho um filho que tem o traço falciforme, ele tem 2 anos, fiquei muito preocupada qdo acusou no teste do pezinho, mais o pediatra me tranquilizou, dizendo que ele não tinha a doença só o traço, nunca tinho ouvido falar disso!!! Vc é uma guerreira parabens, pela sua vida que não deve ser fácil mais vc sempre da a volta por cima!!! beijão

Unknown disse...

Oláaaa
Vcs q sabem + dessa doença poderiam me tirar a seguinte dúvida:
É possível q uma pessoa chegue a idade adulta s/ saber q tem anemia falciforme? Pq minha irmã até agora tem o diagnóstico de anemia crônica, mas os sintomas são mt parecidos
Ficarei mt agradecida se alguém puder me esclarecer
Mt Obrigada, desde já

Anônimo disse...

Nossa que depoimentoo.
oi Fernanda, eu me chamo Keyseane Silva, tenhu 21 anos e moro em Manaus.
Sou portadora das celulas foices (toscas!)como vc prefere chamar, da anemia falciforme.
Cara, me idetifiquei muito com vc e foi um custo terminar de ler seu depoimento, pq eu chorava horrores!!!
Eu me sinto assim, exatamente assim como vc. É tão duro viver isso, conviverver com isso...
Hoje eu ja aprendi muitas coisas e convivo numa boa com a A.F.
Como vc disse o ruim de tudo isso é o preconceito: o que vem de fora e o quvem de dentro.
Os meus amigos, puts, esses me xateam; me amam tanto que cuidam de mim como se fosse uma criança de dois anos. É bom ter amigos, pra enfrentar issu. eu queria so contar uma historinha:
"teve um dia, que uma amiga me chamou pra um passeio muito bacana, dai lá tinha uma enorme piscina. no inicio todos rceiosos por causa de mim, mas depois todo mundo entrou e eu tambem, mesmo levando bronca (rsrsrsrs)é sempre assim conosco nao é Fê. depois de sair da piscina tive uma crise daquelas, e foi pro Hemoam. A dor era tão intensa que so passou com morfina, mas sabe, eu estava feliz, muito feliz, pq eu me diverti, pq meu amigos estavam comigoo.
Sabe, nós passamos por grandes dificuldades mas somos Guerreiras de Deus pq só assim podiamos conviver com a A.F.
Apesar do preconceito, dos olhares tortos, da famosa pergunta: pq teu olho ta assim...
Mas eu sinto que posso, eu posso fazer tudo (ou quase!!!) pq tenho pessoas ao meu redor que me amam, que não me abandonaria nunca.
Vivo por mim epor eles
Um abraço de uma desconhecida que espera ser uma grande amiga sua.

Anônimo disse...

Pessoal, vejo que muitos perguntam como conseguir o VK500. é simples, o medicamento é ministrado em Cotonou, Republica do Benin e em Luanda/Angola. Para o Brasil é muito dificil que o medicamento venha pois não existe muito interesse por parte das entidades da saude brasileiras, e outras entidades, em trazer o medicamento. Quem quiser infomações sobre o VK, é so entrar em VK500.com O link é muito simples mas pertence ao prórpio medico inventor do VK que fica em Cotonou. Na Luanda vocês podem procurar por Luis Fernando, presidente da ADAF. E não, não sou o Luis Fernando, sou um argentino que mora em São Paulo e investiguei muito sobre o VK500. El existe, é utilizado na Africa desde o ano 2003 e acredito que por falta de interesse do goberno brasileiro passarão muitas decadas há mais para que o medicamento esteja aqui em Brasil.

Unknown disse...

ola fernanda!!
tenho doze anos e tambem sou portadora dessa doença.

Anônimo disse...

Olá Fernanda tenho um filho que tb tem AF...
Gostaria que vc me ajudasse meu email é laise_sampaio@hotmail.com
um abraço

Unknown disse...

ola fernada,gosttaria de parabenizar vc pelo seu relato de otimismo e perseverança;minha filha nasceu com af,descobrimos a pouco tempo a hidreya,medicamento que mudou a rotina de visitas e internaçoes em hospitais consideravelmente.ela ainda e uma criança porem de certa forma ja sofre algum tipo de preconceito por falta de conhecimento das pessoas com relaçao a doença.vou deixar meu e-mail para se possivel conversar-mos mais sobre o assunto;fe-sapequinha2009@hotmail.com

Unknown disse...

OI FERNANDA,SEU DEPOIMENTO E MUITO BOM,FAZ COM QUE A GENTE PENSA DIFERENTE VE QUE NEM TUDO ESTA ACABADO,TENHO UM FILHO DE 4 ANOS ELE TEM A ANEMIA PRA MIM E TÃO DIFICIL,POIS AS CRISES SÃO CONSTANTE,JA FEZ ATE A ESPLENECTOMIA ESTOU SEMPRE COM ELE NO HOSPITAL AS CRISES TA SENDO UMAS 2 VEZES AO MES DORES INSUPORTAVEL ESTOU TENTANDO ENTRA COM UM MEDICAMENTO PRA VE SE VAI AO MENOS AJUDAR ELE POR QUE JA NÃO AGUENTO MAIS VE-LO SOFRER DE TANTA DOR O NOME DO MEDICAMENTO E ```HYDREA`` VOCÊ JA OUVIU FALAR NE !ATE JA FEZ O USO ; COMO FOI PRA VC MELHOROU DEU AO MENOS UM ALIVIU?SE PUDER ME RESPOSTA POIS ESTOU UM POUCO PREOCUPADA.BJOS GLEYCIENESANTOS@HOTMAIL.COM

Fabiany disse...

Prezada menina Nina, sou formada em biomedicina e minha pesquisa científica que desenvolvi no meu trabalho de conclusao de curso foi sobre a anemia falciforme e sua prevalencia na cidade de Araras/SP onde estudei. Atualmente estou cursando licenciatura em quimica e para dar continuidade em meu trabalho sobre o assunto (no qual tenho muito interesse) estou fazendo a monografia sobre a interferencia da manifestacao clinica da anemia falciforme na rotina escolar. Gostaria da sua autorizacao para poder citar seu blog no meu trabalho, descrever o depoimento, relatar as historias q li aqui. Desde já agradeço sua atençao, quero elogiar seu blog q esta de parabéns. E se voce puder me enviar por email uma autorizacao eu agradeço muitissimo.
desde ja os nomes nao serao citados, apenas relatadas as historias e experiencias.
meu e mail é fabiany@andradas-net.com.br

clotilde disse...

Querida Fernanda
Acabei de ler seu´depoimento e achei muito emocionante e verdadeiro. Realmente estou aprendendo um pouco o que vcs passam, sou tia-mae de uma bebezinha linda que possui a mesma doença.
Procuro conhecer e me informar cada vez mais sobre o assunto para que eu possa ajudá-la a vida toda se preciso, apesar da dor de qualquer pessoa que te ama e que vc principalmente sente, procure acreditar que nada nesta nossa vida é por acaso, tudo Deus faz por alguma razão.
Acredito que vcs são pessoas muito especiais e a família tbém, pois não é qualquer pessoa que suportaria tal aprovação da vida,tenha bastante fé e coragem, confie e acredite sempre em Deus.
Deus te abençoe e te de muitos anos de vida e alegrias.
Clotilde

Fernanda Machado disse...

Querida Nannda gostei muito do seu depoimento,te desejo toda felicidade do mundo pra vc,sabe DEUS é o verdadeiro caminho,confia nele,pois ele pode te dar toda felicidade,amor ,paz.Nannda o que eu tenho eu te dou que é o amor de Jesus em sua vida bjus.Que DEUS te abençoa e te fortalece.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Taiane, estou cursando Srviço Social, ja estou no fim do curso e meu Trabalho de conclusão de curso (TCC) será sobre Anemia Falciforme, quero abordar sobre a convivência com a doença e suas limitações, gostaria de pedir permissão para citar alguns depoimentos, em especial o da Fê... e se possivel manter contato com o criador do bolg e com outro alguem que se interesse em compartilhar comigo sua historia e convivencia com a doença, logo abaixo esta meu email para possivel contato. desde ja agradeço e gostaria de parabenizar a todos que conseguiram e estao conseguindo superar as limitações dessa doença tao dolorosa, é assim que se vive encarando de frente, para vencer é preciso lutar e não desistir na primeira dificuldade, sei que é dificil mais como os relatos mostram, vale a pena lutar e encarar as barreiras. Parabens a todos, aguardo contato. Meu email é: taihelou2006@hotmail.com

Gil disse...

É dose eu bem sei o que é isso, mas a vida nos preserva certas surpresas das quais não estamos esperando,descobri que sou portadora há 10 anos quando estava com 21 anos ou seja no auge da mocidade e tentando arrumar um emprego(tinha acabado de me formar em tecnico de enfermagem) e sofri muito quando soube que tinha que fazer uma artroplastia de quadril pois meu femur já estava deteriorado.Já se passaram 10 anos e fiquei deficiente devido a certas complicações na cirurgia mas levo uma vida alegre e "feliz"...Aconselho a todos que convivem com essa doença que não se deixem levar pelo desespero e pela angústia, afinal JESUS só nos dá a carga que aguentamos.....bjsss.............

ramos disse...

Boa noite. Li seu depoimento e estou em prantos, tenho um filhinho de 5 meses e descobri que ele está com anemia falsiforme, não sei o que fazer, gostaria de manter contato contigo, por favor: ramoscbmse@gmail.com. Sou de Aracaju Sergipe.

ramos disse...

Obrigado por sua última frase. Deus te abençoe.

deise disse...

adorei seu depoimento, sou portadora tbm da anemia e a cada dia aprende algo novo. é dificil as x essas dores doem muito e me deixa desanimada da vida, mas paro e penso que tem gente que daria de tudo pra tar no meu lugar. vivo cada dia intensamente pois o dia de amanha so pertence a Deus né.
quero conhecer e poder ter contato com portadores da anemia pra conversar e trocar ideias, duvidas... se alguem tiver interessado me add dede_cat01@hotmail.com

Waldilene disse...

Olá, me chamo Waldilene, tenho uma filha de 9 anos ela tem traço da anemia falciforme(hemoglobina SC) descoberto no teste do pezinho, qdo diagnosticaram a levei no pediatra que me disse ficar tranquila que ela jamais iria sentir nada. Só que sempre tinha dores no corpo principalmente braços e pernas, eram dores intensas e longas no periodo de uma semana, sempre a levava no pediatra e ele dizia que era fadiga muscular e me dava uma aula sobre o que era falciforme e traço da falciforme, mas com o passar do tempo fui associando que era ela entrar em contato com água fria e com o tempo frio ela sentia dores, muitas vezes já saia da piscinha com dores. Mas o médico sempre me tirava da cabeça que tinha algo relacionada com falciforme. Foi até que um dia que ela teve uma crise forte de dores, palidez e inchaço no figado, alteração fortissima no sangue, teve que fazer ate transfusão, que a levei na emergencia e me encaminharam para hematologista a 3 anos atras que minha filha passou a fazer acompanhamento de 6 em 6 meses, fazendo exames e com o tratamento de ácido fólico e hidrea. Nunca mais teve nenhuma crise, sem contar que ela se policia, não toma banho frio, em época de frio se agasalha bem e é fiel com os remédios, não esquece um só dia. No casa da minha filha que só tem o traço, ela teve sintomas sim, ao contrário do que o pediatra vivia me falando. Eu tenho hemoglobina S e não sinto nada, a minha filha tem o (S) meu o (C) do meu esposo, daí o hemoglobina SC. Então quem tem somente o traço procure se informar direitinho, pois minha confiança no pediatra que já havia sido pediatra da minha outra filha, não atentou levá-la em um hematologista. Fiquem com Deus.

Dionísia disse...

Olá Fernanda, lindo o seu depoimento, também tenho um irmão que tem anemia falciforme, eu e a minha família sofremos muito, recentemente ele teve uma crise forte, passou 16 dias internado, sofreu muito, mas graças a Deus ele está melhor. Ele é parecido com você, trabalha, namora, e não gosta de falar sobre a doença, acha ruim quando brigamos com ele quando faz alguma coisa contra. Todos os dias peço a Deus que dê saúde pra ele, e para todos que tem esta meia lua como disse vc, tenho Fé em Deus que ele e todos vcs que são portadores desta meia lua vão ficar bem, viver mais e felizes! Preciso de informações tbm para lidar melhor com ele o meu e-mail é dionisiafurtado@hotmail.com

Dionísia disse...

O meu irmão só toma o ácido fólico, este outro medicamento ele não toma, é fácil de encontrar nas farmácias o hidroxiureia?

Unknown disse...

Essa é minha esperança, minha filha só tem 04 meses. Mas tenho fé que irá vir a cura.

Unknown disse...

Essa é minha esperança, minha filha só tem 04 meses. Mas tenho fé que irá vir a cura.

Unknown disse...

ola meu amigo, muito prazer sou o júnior e tenho 20 anos, e como muitos tenho anemia folciforme.

gostaria de poder entender mas sobre ela por isso irei olhar sua pagina, gostaria de compartilhar com voce minhas experiencias de vida e como estou lidando com as lesoes e traumas. afinal nao sei se e normal mas sem o uso de medicamento e tratamento nenhum, nao sofro há alguns anos com infecçoes e dores e nem muito menos outros sintomas da doença, apesar de ja ter sofrido todos e varias vezes, repetidamente durante, horas, dias e ate meses.

hoje sou estudante de Pedagogia, e depois de perceber que igual a todos que teem a anemia folceforme, minha estimativa de vida e de 30 a 40 anos!

- entrei em uma neurose digamos assim kkkkkk, onde meu cérebro por si só entrou em um modo de organização, e de alguns anos para cá comecei a muda meu modo de viver! aprendendo que minha doença me deixa com algumas lesoes como a respiratória, mudei meu modo de viver, me adaptando como oque meu corpo sente falta ou precisa, nao sou fan de esporte fisico, mas sempre que tenho animo faço com moderação, e para ajudar o pulmão sempre respiro fundo varias vezes "Devagar", isso ajuda na circulação do ar, uma coisa fundamental que faço e grande dica e beber bastante água, e coloquei no cardápio kkkk da semana ou em varios dias do mes ervilha, "quanto mas melhor", para quem gosta "feijao" apesar de descobrir que a ervilha esta fazendo mas efeito no fornecimento de "ferro", abuso mais tambem das frutas amarelas pois normalmente sao mais acidas como abacaxi, limao amarelo/verde tambem, verdura como milho,

preciso lembrar que nem todos tem a mesma reação que eu e meu corpo! pois somos diferente em realidade diferente necessitando de coisas diferente!

para pessoas que moram sozinhos e são pobres como eu, sei que nem sempre iremos ter todos, e nem muitas variedades de alimentos ricos em vitamina, nem acesso a conhecimento do que fazer e como fazer! ^^ mas vale dizer que sempre e possível viver com pouco. basta ter força de vontade.

mas sou mas um na luta pela cura da anemia, e eu irei fazer isso adaptando-me e melhorando meu corpo. gostaria de dicas meu

email- Ninho100@yahoo.com.br obrigado!!

Anônimo disse...

Oi pessoal eu adorei ver os depoimentos. Eu twnho o traço e to gravida á poucas semanas descobri que meu esposo tbm tem e que meu bb tem 25% de chances de nascer com a anemia ate entao nao sabia o q procurar e quando procurei nao achei nada ue me fizesse entender mas hj lendo o q vcs escreveram me fez entender bastante muito obrigado