ATENÇÃO



A T E N Ç Ã O

As informações deste blog não foram escritas por um médico e não substituem o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença falciforme. Não pratique a auto-medicação. CONSULTE SEMPRE O MÉDICO HEMATOLOGISTA!



segunda-feira, março 14, 2005

5 perguntas sobre AF

1. Como se faz o diagnóstico da Anemia Falciforme?
Um exame simples de sangue, como o hemograma, pode já indicar a presença de hemácias falciformes e hemoglobina baixa. A partir desse exame, o médico normalmente solicita outros, como a eletroforese de hemoglobina e o teste de falcemia, para confirmação do diagnóstico.

2. Quais são os principais sintomas do portador de Anemia Falciforme?
Os principais sintomas da AF são apresentados ainda na infância, as crianças normalmente são pálidas ou ictéricas (amarelas), costumam relatar um ou mais sintomas como: cansaço, fraqueza, dores (nas articulações, ossos, torácicas, abdominais, em membros superiores e inferiores) de maior ou menor intensidade. Podem ainda apresentar infecções de repetição (respiratórias, urinárias, etc), edema (inchaço) nas mãos e nos pés e úlceras (feridas) nas pernas.
Todos os sintomas podem apresentar-se de maneira diferente em cada indivíduo. Alguns apresentam sintomas leves, outros de maior intensidade.

3. Existe cura para Anemia Falciforme?
Não. Ainda não foi descoberta nenhuma cura para AF, apesar de muitos cientistas estarem realizando pesquisas de terapias gênicas, células troncos e transplantes de medula óssea. Apesar disso, a AF tem controle. Por isso são tão importantes o diagnóstico precoce e o constante acompanhamento médico com o hematologista.

4. Quais os principais cuidados que o portador de AF tem que ter?Os portadores devem lembrar que estão expostos a um regime de anemia crônica. Dessa forma, precisam manter uma alimentação equilibrada e ingerir muito líquido.
É conveniente fazer repouso moderado e não se exceder nos exercícios físicos, pois o excesso de exercícios pode levar a crise dolorosa.
É importante ainda agasalhar-se durante o frio e usar roupas leves no calor, evitando mudanças bruscas de temperatura. Também é importante proteger as pernas e os pés para evitar os machucados.


5. Existem alimentos que o portador de AF deve evitar?
A alimentação, como já foi dito, deve ser equilibrada. Deve-se consumir pães, margarina, leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga, etc.), açucares (doces), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, etc), carnes (boi, frango, peixe, etc.), legumes, verduras, frutas e óleos.
Devemos lembrar que por causa da hemólise das células falciformes, o portador de AF tem estoque elevado de ferro no organismo. Assim sendo, devem ser evitados os alimentos ricos em ferro, tais como: carnes vermelhas, principalmente vísceras (fígado, língua, rins, coração), animais marinhos com conchas, frutas secas, folha verde escuras (couve, espinafre, brócolis, agrião, rúcula), feijão, ervilhas, lentilha, ovos, melaço, pães e alimentos enriquecidos com ferro. Esses alimentos não são proibidos, devendo ser consumidos com moderação.
É importante ingerir grande quantidade de líquidos para evitar a desidratação. O chá mate, chá preto e chá verde dificultam a absorção do ferro pelo organismo, podendo ser consumidos em abundância.
Dietas específicas devem ser adotadas somente com recomendação e orientação médica.

32 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se os homens que tem anemia falciforme tem tendencia ao preapismo ,pois vi uma matéria de um africano que tinha preapismo porcausa da anamia falciforme?????

Anônimo disse...

gostei muito desse esclarecimento, tenho 37 anos e sinto muitas dores pelas juntas..e dores de cabeça, isso é normal?

Anônimo disse...

A pessoa portadora de traços falcemicos tem algum sintoma?

Anônimo disse...

Minha filha tem 7 anos e é falcemica ss e, usa hidróxio uréia. Gostaria de obter + informação sobre amedicação e a quantos anda a pesquisa.

Anônimo disse...

Minha filha tem 11 meses e possui anemia falciforme. Embora ela teha um acompanhamento contínuo desde o exame do pezinho, o que devo fazer para ela comer e ingerir mais liquídos ?
E quantos anda a pesquisa ?

Anônimo disse...

Minha filha tem 6 meses e possui traço falcêmico. Ela pode ingerir ferro? Estou preocupada porque a pediatra receitou o ultrafer junto com outras vitaminas

Anônimo disse...

vou fazer uamcirurgia plastica no abdminal e uma lipo nas costa a algum risco e qual os cuidades no pós -operatorio na pessoa que tem anemia falciforme

Anônimo disse...

oi eu tenho o traço falciforme e queria saber o que posso comer em excesso e o que naõ deve comer em excesso, ou melhor só de vez em quando. Tb gostaria de saber se posso tomar remédio natural para emagrecer?

Anônimo disse...

OLÁ EU TENHO UM SOBRINHO QUE TEM A DOENÇA FALCIFORME , GOSTARIA DE SABER SE O DESENVOLVIMENTO DELE PODE SER NORMAL,ELE TEM 1 MES E 15 DIAS E DEMORA MUITOS DIAS DE FAZER NECESSIDADES FISIOLOGICAS, É NORMAL? E ELE CHORA MUITO E SE CONTORCE E FICA VERMELHO. POR FAVOR MIM DA UMA ORIENTAÇÃO.OBRIGADA

Unknown disse...

meu filho tem 4 meses ele tem doença falsifolme o que devodar pra ele comer sem ferro meda uma orientacão

Anônimo disse...

Prezado colega que perguntou sobre o priapismo, tenho 40 anos, sou portado do traço falciforme "SC" e no inicio deste ano de 2009 tive uma crise de priapismo que em um intervalo de 20 dias precisei fazer 6 punções para drenagem peniana e 5 tranfusões sanguina, para conseguir sair da crise.
Se voce tem a doença falciforme procure orientação medica (hematologica) para informações e acompanhamento.

abrs.

Anônimo disse...

minha filha tem 1ano e 1 mes,não engatinha nem anda isso pode ter relação com a doença ?

Cris Bolsas & Diversos disse...

Olá tenho muitas duvidas a respeito desse assunto. Eu sou portadora de HbS, só traço, porém fui a um hematologista cubano que me disse que apesar de só ter o traço posso vir a desenvolver os sintomas da doença falciforme. Ele me disse tambem que do ponto de vista genetico não deveria sentir nada, mas do ponto de vista clinico é necessario saber como esse paciente vive, pois as anemias constantes tem efeito cumulativo no organismo, vindo possivelmente se desenvolver uma doença hepatica.
aguardo resposta.
um abraço. Cris Nogueira

Cris Bolsas & Diversos disse...

Olá tenho muitas duvidas a respeito desse assunto. Eu sou portadora de HbS, só traço, porém fui a um hematologista cubano que me disse que apesar de só ter o traço posso vir a desenvolver os sintomas da doença falciforme. Ele me disse tambem que do ponto de vista genetico não deveria sentir nada, mas do ponto de vista clinico é necessario saber como esse paciente vive, pois as anemias constantes tem efeito cumulativo no organismo, vindo possivelmente se desenvolver uma doença hepatica.
aguardo resposta.
um abraço. Cris Nogueira

Anônimo disse...

adorei o blog, me ajude minha mãe tem anemia falciforme e esta muito mal. ja dei tanta coisa, os medicos não orintaa] agente, apenas da sangue. dava alimentos que agora descobrir que ela não deve comer pois contem muito ferro. preciso de ajuda

marly disse...

oi tenho uma filha com anemia falsiforme e ela vai fazer uma cirurgia gostaria de trocar ideias co pessoas que ja fizeram curgias de retirada do barço.

marly disse...

gostaria de ter imail de pessoas com anemia falsiforme pois estou nesta situacao.

Unknown disse...

boom tenho uma filha que nasceu com traços falciformes estava muito preocupada com a alimentação dela se ela podia ou não engerir muito ferro e com tudo isso que li agora ja tirei todas as minhas Duvidas Muito Obrigada!

carolyne lessa disse...

minha filha tem 1mes e tem traços falcemicos AS gostaria de saber se ela pode ter algum sintoma ou ate mesmo vir desenvolver a doença. E se pode ter sido herdada por mimou pelo meu marido.a ALIMENTAÇÃO DELA PODE SER NORMAL ????

Anônimo disse...

minha mae tem a renda de um salario minimo comprovado em carteira.ja dei entrada no benificio que os portadores de doencas cronicas tem direitos o loas e foi negado.gostaria de saber alguem que ja passou pela mesma situaçao se consegui este benificio.sendo que eu sou menor de idade.
si augum queser responder essa pergunta entre no meu orkut.
orkut:mg.igor@hotmail.com
e-mail:igor.mauricio20@hotmail.com

aline alexandre disse...

bom dia.minha filha é portadora de anemia falciforme.graças a deus ela é uma criança muito saudável,corre,brinca como toda criança que não possui problema nenhum

julio disse...

que tipo de alimentos as pessoas nao devem consumir as portadoras da anemia falciforme .

Stefany disse...

Olá tenho 17 anos.e 2 filhos o meu menino de 2 anos e minha filha de 6 meses,e a saude do meu filho é exelente já a minha filha os medicos detectaram a falciforme nela, mas tratam a doença como se fosse normal ela vive sentindo dores no corpo e eles nem se quer passou medicamentos a ela passo ela pelo sus eles não me dizem nada já não sei mais o que fazer se eu tivesse condiçoes pagaria um medico hematologista pra ela,pra ter certeza da falciforme! E ela ta cheia de manchas vermelhas espalhadas pelo corpo isso é normal?se alguem quiser me ajudar o meu orkut é stefany---hta@hotmail.com aguardo respostas!

Anônimo disse...

EU TENHO O TRAÇO DA ANEMIA FALCIFORME, MEU MÉDICO DISSE QUE POSSO VIVER NORMAL TER UMA VIDA NORMAL, SÓ QUE TENHO QUE TOMAR CUIDADO , PARA NÃO ENGORDAR POIS PODE AGRAVAR, E LEVAR ATE A MORTE .
JA FIZ DE TUDO PARA EMAGRECER , TENHO 26 ANOS 1,75 E PESO 107 KG.
ESTOU MUITO ACIMA DO PESO , VC SABE ME DIZER QUEM EU PODERIA PROCURAR PARA ME AJUDAR NESTA AREA???
VC ESTA DE PARABÉNS , SUA POSTAGEM ME AJUDOU MUITO A ENTENDER MELHOR ESTA DOENÇA.

Osvaldir disse...

Oi acabei de ler muito sobre a anemia Falsiforme e tenho perguntas com relação ao sangue quando chega nos pulmões pois lá as emacias de quem tem anemia falsiforme são restauradas deixando de terem o formato de foice a medicina talvez possa encontrar ai uma cura para essa anemia infernal que esta fazendo com que a garota que eu tanto amo que é minha filha querida sofra e como ela tem 13 anos se fizermos as contas 10% da vida dela passaram com ela presa no hospital amo minha filha não quero que continue sofrendo me ajudem ai pesso por favor Atenciosamente: Osvaldir e-mail: osvaldirrfigueira@gmail.com

eliene disse...

meu filho tem 8 anos e tem um traço de anemia falçeforme gostaria de saber se ele corre algum tipo de risco,se ele e uma crianca normal ou se deve ter cuidados especial

eliene disse...

se alguem souber de alguma coisa meu email e eliene.santanaloira@hotmail.com

Unknown disse...

Meu exame de positivo na falcizacao das emacias.o medico passou esse exame porque eu tenho hemorragia todo mes e muitas dores nas juntas e nas maos e dores de cabeca frenquentes.pensei que fosse por causa dos miomas que tenho e nao tem nada haver.agora vamos ver o que vai dar.estou confiante em deus.

Anônimo disse...

olá Marly, tenho um irmão que tem anemia falciforme e fez a cirurgia de retirada do baço, pode ficar tranquila que ela ficara bem assim como meu irmão, se quiser entrar em contato comigo para saber mais é só ler este comentário e responder posteriormente, que assim que eu ler , poderemos trocar informações sobre a doença.
um abraço.

Unknown disse...

Aline me conte sobre sua filha. Acabei de descobrir q minha filha tb tem anemia falciforme.

Unknown disse...

Aline me conte sobre sua filha. Acabei de descobrir q minha filha tb tem anemia falciforme.

Unknown disse...

Aline me conte sobre sua filha. Acabei de descobrir q minha filha tb tem anemia falciforme.