ATENÇÃO



A T E N Ç Ã O

As informações deste blog não foram escritas por um médico e não substituem o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença falciforme. Não pratique a auto-medicação. CONSULTE SEMPRE O MÉDICO HEMATOLOGISTA!



quinta-feira, março 10, 2005

A herança

Todas as nossas células guardam em seu núcleo o material genético que é responsável pelas características que você possui.
É no DNA que está codificado, por exemplo, a cor da sua pele, a sua estatura, a cor dos seus olhos e de seus cabelos e assim por diante.
É também no DNA que estão as informações sobre sua saúde, dados estes que foram herdados dos seus pais, avós, bisavós, etc.
Mas o que é DNA?
A sigla DNA quer dizer: ácido desoxirribonucléico. O DNA é um longo filamento em forma de dupla hélice formado por nucleotídeos complementares ligados por pontes de hidrogênio. Ficou difícil de entender? Basta dizer que o DNA é um grande quebra cabeça onde cada peça tem o seu lugar e sua função na montagem da figura toda. Se uma peça for trocada de lugar a figura pode ficar torta, ou, dependendo da gravidade do erro, pode desconfigurar o todo por completo.
Esses “erros” na seqüência do DNA é que são responsáveis por algumas das doenças hereditárias. Doenças estas que são transmitidas geração após geração.
As células sexuais, o espermatozóide e o óvulo carregam no seu DNA, metade das informações que outras células do corpo carregam.
É por isso que quando um bebê nasce, ele traz uma mistura das características da mãe e do pai.
Uma das características que herdamos de nossos pais é uma proteína do sangue chamada hemoglobina. A hemoglobina é responsável pela cor vermelha do sangue e também pelo transporte de oxigênio para os órgãos e tecidos.
Todos nós recebemos de nossos pais um gene responsável pela síntese de hemoglobina.
A hemoglobina normal é chamada A e os indivíduos normais são chamados AA, pois recebem uma parte do pai e outra da mãe.
Na AF a hemoglobina é anormal e chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais um gene normal (A) e outro da falciforme (S) é chamado de traço falciforme (AS). O portador de traço não é doente.
Se a pessoa recebe de ambos os pais o gene da hemoglobina anormal (S) é chamado de homozigoto (SS) e é portador de Anemia Falciforme.
Existe ainda a possibilidade da pessoa herdar um gene da hemoglobina falciforme (S) e outro com algum tipo de hemoglobina anormal (C,D ou talassemia). Nesse caso todas as doenças onde a hemoglobina S aparece associada à outra hemoglobina anormal é chamada de Doença Falciforme.
A hemoglobina S faz com que a hemácia, que é a célula vermelha do sangue falcize, isso é, ela se modifica sucessivas vezes quando passa pelo pulmão para fazer o transporte de oxigênio, até que se torna uma meia lua ou a forma de uma foice. É daí que vem o nome de FALCIFORME (em forma de foice).
Por causa dessa alteração a hemácia vive menos. A célula sanguínea normal vive aproximadamente 120 dias. A S atinge no máximo a metade dessa vida útil, chegando às vezes a viver somente 15 dias.
Por causa desse afoiçamento, ocorre uma dificuldade na passagem do sangue pelos vasos sanguíneos mais finos, bloqueando o fluxo sanguíneo para tecidos e órgãos do corpo. Além disso, há menor oferta de oxigênio.
Esse bloqueio é o que causa a crise álgica (crises de dor), dependendo ainda do local ou órgão afetado podem ocorrer derrames.
Diferentes situações podem levar a hemácia com hemoglobina S a se falcizar (adquirir a forma de foice) com maior rapidez: Infecções, febres, desidratação, exposição a altas variações climáticas, stress, fortes emoções, diminuição da oxigenação do sangue, esforço físico, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, etc.

3 comentários:

Anônimo disse...

COMO VAI? ESTOU FAZENDO UMA FEIRA DE CONHECIMENTO QUE SERÁ REALIZADA DIA 14 E 15 DE OUTUBRO NO MEU COLÉGIO DECISÃO-RECIFE, PERNAMBUCO,BRASIL. MINHA EQUIPE FALARÁ SOBRE HEREDITARIEDADE PATOLÓGICA DO SANGUE, NA QUAL, EU LUCIANE, QUE ESTOU ESCREVENDO, VOU FALAR SOBRE ANEMIA FALCIFORME. ME EMOCIONEI MUITO COM SUA HISTÓRIA E FIQUE MUITO INTERESSADA EM SUA SITUAÇÃO E QUERIA FALAR COM VC POR EMAIL: lulu-ciane@hotmail.com PEÇO UMA FORÇA PARA VC SE PUDESSE RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS EU FICARIA MUITO AGRADECIDA. POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO ATRAVÉS DO MEU EMAIL.

Shiko Mattos - Temas Biologicos disse...

Olá, vi em uma matéria que a anemia falsiforme é a troca de um nucleotídeo por outro na cadeia de DNA. Agora queria saber mais sobre a relação da doença com a estrutura de nucleotídeos e as conseqüências fisiológicas e metabólicas deste processo. Vc pode me ajudar?

Se sim. Mande-me um e-mail para shikomattos@gmail.com

Anônimo disse...

Olá ! Sou estudante de medicina do primeiro período. Estamos estudando a respeito da doença. Se quiser entrar em contato cmg meu orkut eh Lari Vendramini e meu msn larissa_vendramini@yahoo.com.br.
Bjo